13 janeiro, 2021

Reflexão: Filme - Mulan

 Oi, pessoal! 

Tudo bem com vocês? Há alguns dias atrás, assisti o filme live action da Mulan (2020) e ele, apesar de tão diferente da animação de 1998, me fez relembrar do como eu amo este filme e o tanto de coisa que ele pode nos ensinar e fazer refletir. 

Mulan é sem dúvidas uma das minhas princesas favoritas da Disney. O filme conta sua história, que não é nem um pouco parecida com um conto de fadas. Muito pelo contrário, Mulan é mulher, vive na China de 450 d.C. ,onde era comum crescer e ser criada e educada para honrar sua família casando-se com um homem e servindo-o como uma excelente dona de casa. 

Logo de cara, percebemos que ela não se interessa tanto por estas habilidades e questiona o porquê de fazê-las. Mas, a história realmente acontece quando a pátria chinesa entra em guerra e todas as famílias são obrigadas a contribuir com um homem para servir seu país. 

Na família de Mulan, o único homem é seu pai, um homem de idade e doente, que mesmo assim se candidata a lutar pela China. Ela, para poupá-lo da morte, vai em seu lugar e começa uma aventura muito difícil, com uma das cenas mais emblemáticas do filme: Mulan corta seu cabelo com a espada de seu pai e se veste com sua armadura, passando-se por um homem.


O live action e a animação, a partir daqui, se tornam bastante diferentes em alguns aspectos. Na minha opinião, a animação continua sendo muito mais emblemática e mágica, pois nos traz até mesmo momentos divertidos com um toque da sutileza infantil, mas que nos fazem refletir na mesma intensidade.

Muitas coisas acontecem, mas no final ela consegue se mostrar uma guerreira incrível e, mesmo sendo mulher, atrair a admiração e respeito de todos seus companheiros de batalha, do príncipe, do imperador da China e o mais importante: de seu pai. Neste momento, o filme (1998), nos traz uma frase muito bacana que acho incrível para pensarmos na história: 

Quantas vezes nós já não nos vimos em situações de sacrifícios, assim como Mulan? Não digo ao pé da letra, afinal nossas batalhas não envolvem espadas e grandes inimigos mortais (ainda bem, né?), mas sim sobre nossas lutas diárias, das quais muitas vezes as pessoas não crêem em nosso potencial e acabamos acreditando naquilo também? 

Por medo de magoar quem amamos, deixamos de fazer muitas coisas, também. Coisas estas, que fazem parte de nossa essência, e que são abafadas por diversos motivos: família, relacionamentos, sociedade, escola, trabalho, etc. Já pararam pra pensar sobre isso? 

A coragem de Mulan é um exemplo de vida para cada um de nós, mulheres ou homens, que todos os dias acordamos para viver e temos sonhos a serem realizados! Temos caminhos a seguir e grandes batalhas a enfrentar, mesmo que estas nos custem muito (mas não tudo). O amor pela família também é admirável, o respeito e a empatia de Mulan salvaram seu pai - e a China - através de sua coragem. 

Este filme é fantástico! Eu sou fã de carteirinha e perdi a conta de quantas vezes já assisti. Além de trazer uma mensagem tão incrível e histórica, cultural, ele consegue nos divertir e encantar.
É um dos meus desenhos favoritos, e, como disse lá em cima, uma das minhas princesas preferidas! Não tem como assistir e não se sentir na pele de Mulan. A gente se empolga de verdade!


E você, está esperando o que para desabrochar sua flor?




Nenhum comentário:

Postar um comentário