03 janeiro, 2021

Dica de Filme: Soul

Oi, pessoal! 


Tudo bem com vocês? O ano de 2021 começou e com ele, novas metas e também esperanças surgiram dentro de cada um de nós, tenho certeza. Uma das maiores novidades do ano, pra mim, é a reativação do Blog e a promessa à mim mesma de que irei alimentá-lo com conteúdos interessantes e que agreguem de alguma forma sempre que possível. 


Pensando nisso, vim compartilhar com vocês o filme que assisti no dia 1° deste mês: SOUL. 

Soul (que significa alma, em inglês), é um filme da Disney - Pixar, que foi lançado nas plataformas digitais oficiais da Disney: o Disney+, serviço semelhante ao Netflix, que todos conhecemos e amamos. 


Como o nome nos sugere, esse filme nos traz um tema um tanto quanto reflexivo: alma/espírito. 


O que acontece com a gente após a morte? E antes de nascermos, de onde a gente vem? Será que estou vivendo ou apenas existindo? Será que estou cumprindo minha missão? Qual é o sentido da vida?


Essas perguntas e muitas outras foram as que pairaram sobre mim após ver o filme, que eu diria ser feito com a magia e encantos da Disney, mas não para as crianças (apenas). Soul vai muito além do que conhecemos apenas como uma grande aventura na qual nos distraímos e conhecemos quando assistimos.


Nós nos identificamos com os personagens principais e, por diversas vezes, nos colocamos no lugar deles. Especialmente de Joe, um professor de música que sonha em se tornar um astro do Jazz. Ele vive durante muito tempo com este único objetivo e quando finalmente está prestes a alcançá-lo, morre em um acidente na rua. 


Joe viaja para um universo paralelo (que é chamado de pós-vida), e que nos lembra o filme Divertida Mente. Lá, descobre que morreu, mas não aceita isto de forma alguma, fazendo de tudo para voltar a vida e para a Terra. Neste momento, se torna mentor de uma pequena e rebelde alma (que ainda não nasceu), chamada "22", e vive grandes aventuras e descobertas. 


Não vou me estender na reflexão, senão darei grandes spoilers, que acredito serem importantes para não perder a magia do filme! Mas, garanto: vale a pena assistir, sem dúvidas. Eu amei, e acho que pode ser um filme excelente para assistir em família ou trabalhar em sala de aula, com alunos maiores (4° ano em diante), pensando nas intervenções.

Soul consegue falar sobre questões existenciais de uma forma muito simples e singela, ao mesmo tempo que complexa, trazendo a nós reflexões usando pequenas criaturas adoráveis (o que não poderia ser diferente, já que é produção da Pixar).


E vocês, já assistiram?




Nenhum comentário:

Postar um comentário